Bases de Dados de Livre Acesso

ACM DIGITAL LIBRARY
ACM é a maior e mais antiga comunidade científica de ciência da computação. Desde 1947 a ACM mantém um fórum para intercâmbio de informações, idéias e pesquisas. Hoje, a ACM contém um membros de mais de 100 países em todas as áreas de indústria, academia e governo, desde estudantes até profissionais do mais alto nivel. A Biblioteca Digital da ACM é uma vasta coleção de citações e textos completos de jornais, artigos e anais de conferências da ACM. 
www.acm.org

BIBLIOTECA DIGITAL DA SBC
A Sociedade Brasileira de Computação é uma sociedade científica que fomenta e desenvolve pesquisa científica na área da Computação. A SBC faz parte da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da International Federation for Information Processing (IFIP). A instituição também é sócia do Centro Latino-americano de Estudios en Informatica (CLEI) e afiliada à Computer Society (IEEE). 
www.sbc.org.br
 
CAPES
O Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 8.133 revistas internacionais e nacionais e a bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet. 
www.capes.gov.br

HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA
A Biblioteca Nacional acaba de lançar a Hemeroteca Digital Brasileira, um portal com cinco milhões de páginas digitalizadas de periódicos brasileiros - jornais, revistas, anuários  e boletins, entre outros -, muitos deles raros ou extintos. Entre as publicações mais antigas e raras do século XIX estão os primeiros jornais das províncias do Império. O projeto tem apoio dos ministérios da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Inovação. 
hemerotecadigital.bn.br

IBICT
O IBICT, como centro nacional de pesquisa, de intercâmbio científico, de formação, treinamento e aperfeiçoamento de pessoal científico, tem por finalidade contribuir para o avanço da ciência, da tecnologia e da inovação tecnológica do país, por intermédio do desenvolvimento da comunicação e informação nessas áreas. 
www.ibict.br
 
IEEE COMPUTER SOCIETY
Com aproximadamente 100.000 membros, a IEEE Computer Society é maior organização mundial de profissionais de computação. Fundada em 1946, é a maior das 39 sociedades do IEEE - Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos. A biblioteca digital da IEEE Computer Society proporciona acesso a 22 periódicos da sociedade de 1998 até hoje. Mais de 1500 conferências também fazem parte desta coleção. 
www.computer.org
 
PORTAL DO CONHECIMENTO
O Portal do Conhecimento é uma iniciativa inovadora da USP com o intuito de disponibilizar mundialmente, pela Internet, o seu conhecimento produzido e acumulado. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP foi criada para disponibilizar o contéudo integral das teses e dissertações defendidas na Universidade de São Paulo a partir do ano de 2001. 
www.teses.usp.br

PORTAL PORTO LIVRE
O Portal Porto Livre é um espaço digital que disponibiliza livros em acesso aberto para a sociedade. Apresentando conteúdos diversos e, até então, difíceis de acessar, ele reedita e resgata livros acadêmicos esgotados. A plataforma reúne, em um único local, um acervo que estava disperso, facilitado a procura das publicações através de busca integrada e download gratuito, ampliando o uso da literatura científica. 
portolivre.fiocruz.br

PROSSIGA
Criado em 1995, o programa Prossiga tem por objetivo promover a criação e o uso de serviços de informação na Internet voltados para as áreas prioritárias do Ministério da Ciência e Tecnologia, assim como estimular o uso de veículos eletrônicos de comunicação pelas comunidades dessas áreas. Visando alcançar o objetivo proposto, o Prossiga, na área de CT&I, fortalece a presença da informação brasileira na Rede atribuindo-lhe maior visibilidade e acessibilidade e estimula a criação e consolidação de comunidades virtuais. 
prossiga.ibict.br

SCIELO
Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe, o modelo proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como "ciência perdida". O Modelo SciELO contém ainda procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos. 
www.scielo.org
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ferramentas que auxiliam na elaboração de referências bibliográficas de acordo com a ABNT. 
bu.ufsc.br 
www.more.ufsc.br (em atualização)